fbpx
Augusto Calderini logo
A Escolha do Terreno

augustocalderini

Assuntos

Comentários

Compra do Terreno

Antes mesmo de começar a pensar em projeto ou decidir sobre qual profissional contratar para construir, a escolha do terreno perfeito – ou o mais adequado para seu projeto – é, sem dúvida, o ponto mais importante e que poderá garantir que as próximas etapas sejam menos custosas e com um número de “surpresas” menor também.

Separamos abaixo alguns pontos iniciais a serem avaliados durante a busca e processo de compra do seu terreno ou lote. Hoje falaremos de três delas e, posteriormente, de mais alguns detalhes que te ajudarão nessa fase.

1. Características:

Não há dúvidas que um terreno Plano facilita muito a construção. Além do maior aproveitamento da área total, haverá economia em fundações e materiais, uma provável redução do tempo de obra, entre outras vantagens.

Por outro lado, tudo irá depender do que você deseja, é claro!

Para alguns projetos, escolhe-se intencionalmente um terreno em declive, por exemplo, para se valorizar a vista, ou então um em aclive para projetos em que se queira desníveis entre cômodos.

De qualquer maneira, entender essas necessidades e desejos ANTES, é fundamental.

2. Avaliação de solo:

A sondagem de solo, com a análise topográfica, é a primeira fase de qualquer projeto de construção. Como tal, tem resultados que podem afetar profundamente o prosseguimento da obra, daí sua vital importância para garantir a viabilidade. 

Segundo Márcio Leão, geólogo e pós-doutor em Geotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), “o objetivo de uma sondagem de solo é fornecer dados geotécnicos representativos das condições do terreno que sejam relevantes para o empreendimento considerado”.

O geólogo afirma que a investigação de superfície, como o processo também é conhecido, deve fornecer dados relacionados às condições do subsolo, além da vizinhança imediata do local, onde o maciço (solo e/ou rocha), as águas subterrâneas e as estruturas existentes ou futuras podem afetar ou ser afetadas pelas obras.     (fonte: Concrete Digital).

Outra dica é verificar na vizinhança o perfil de casa e até mesmo conversar com os vizinhos antes de adquirir o imóvel para saber sobre a fundação da construção de sua casa. Isso pode ajudar a entender, sem sondagem, que tipo de fundação é mais comum na redondeza. Esta informação pode ser de grande importância levando em conta que a construção das fundações de uma casa pode variar muito em porcentagem do custo final da construção.

3. Infraestrutura Urbana

Além de conhecer o terreno, avaliar a sua localização é de sua importância.

Informando-se em prefeituras ou órgão públicos ou até mesmo batendo um papo com vizinhos é possível avaliar tanto os serviços essenciais, como abastecimento de água e energia elétrica, quanto àqueles que afetarão de alguma maneira o seu dia-a-dia, como a disponibilidade de serviços (mercados, farmácias, escolas), transporte público, entre outros.

É bastante comum e cidades do interior, por exemplo, que em alguns bairros – mesmo que aparentemente bem localizados e com boa infraestrutura – não exista coleta e tratamento de esgoto, o que obriga cada proprietário de imóvel a cuidar, individualmente, deste item. Consequentemente, neste caso, custos mínimos com a construção de fossas ou instalação de pequenas estações de tratamento de esgoto deverão ser previstos.

Por fim, é importante atentar-se também sobre possíveis áreas de preservação permanentes (APP) ou área de preservação ambiental (APA), pois estas duas situações podem inviabilizar a completa exploração de coeficiente construtivo do terreno.

Esses são portanto, alguns pontos de avaliação na escolha do terreno para construção.

Breve continuaremos esse artigo com mais algumas dicas!

Até lá!

Veja também

O que encarece uma Construção?

O que encarece uma Construção?

A fase de Projeto é, sem dúvida, um momento de tomada de decisões para que tudo saia de acordo com o planejado e, em especial, para que os Custos com a obra não sofram constantes aumentos por conta de imprevistos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.