fbpx
Augusto Calderini logo
A Escolha do Terreno (parte 2)

augustocalderini

Assuntos

Comentários

Há alguns dias abordamos a respeito de alguns pontos importantes a serem observados antes e durante a escolha de um terreno para construção. Nesse primeiro artigo (leia aqui) falamos das Características do terreno, da Avaliação do solo e da Infraestrutura urbana e, hoje, discutiremos a respeito de outros aspectos para ajudá-lo(a) a fazer a escolha certa!

Regras para construção

Existem diversas regras e normas a serem observadas antes de iniciar sua obra, seja dentro ou fora de um Condomínio. Entre elas podemos citar: as regras de aproveitamento do solo, a altura máxima da construção, o número máximo de pavimentos permitido.

Concomitantemente, deve-se observar o Plano Diretor, o Zoneamento do Município e o Código de Obras, que determinam normas, como a da taxa de ocupação do terreno, as medida e características dos recuos da construção, o coeficiente de aproveitamento, entre outras.

Documentação do terreno

Pode parecer bastante óbvio, mas cabe ressaltar a importância da conferência de toda a documentação do terreno. Certificar-se de que a matrícula está em ordem e sem pendencias de impostos, conferir se as medidas da matrícula são iguais às medidas reais do terreno são atitudes importantes.

Caso encontre dificuldades para conseguir a documentação ou para realizar a medição do terreno no local, busque a contratação de profissionais habilitados para cada etapa.

O terreno X Seu projeto

“Desenhar” o seu projeto antecipadamente é de suma importância. As chances de acertar na escolha são muito maiores ao contar com arquitetos que conheçam a região, corretores de imóveis devidamente habilitados, especialistas em sondagens de solo.

Veja quantas perguntas podem ser respondidas de maneira mais assertiva com a ajuda dos profissionais certos:

– Quero uma casa assobradada, com piscina e 3 quartos. É possível ter tudo isso no terreno que estou comprando?

– Há pedras ou árvores nativas no terreno que sejam impeditivos para a construção do meu projeto?

– O terreno está em um ponto baixo da rua, há chances de inundações?

– Há um córrego ou rio próximo ao terreno, quais as chances de me deparar com um lençol freático durante a construção das fundações? Qual o impacto para toda a estrutura, a médio e longo prazo?

Por fim, poderíamos listar, sem dúvida, outras questões complexas a serem respondidas com o auxílio de profissionais. Questões essas que, se não respondidas previamente, acabam por impactar não só as possibilidades construtivas, mas também os gastos financeiros e de material durante a construção.

Esperamos ter ajudado com essas dicas a respeito da ESCOLHA E COMPRA DO TERRENO, o que consideramos como a Primeira Fase da Construção!

Em breve seguiremos com artigos a respeito de outras etapas. Até a próxima!😉

Veja também

O que encarece uma Construção?

O que encarece uma Construção?

A fase de Projeto é, sem dúvida, um momento de tomada de decisões para que tudo saia de acordo com o planejado e, em especial, para que os Custos com a obra não sofram constantes aumentos por conta de imprevistos.

A Escolha do Terreno

A Escolha do Terreno

Compra do Terreno Antes mesmo de começar a pensar em projeto ou decidir sobre qual profissional contratar para construir, a escolha do terreno perfeito - ou o mais adequado para seu projeto - é, sem dúvida, o ponto mais importante e que poderá garantir que as próximas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.