fbpx
Augusto Calderini logo
O que encarece uma Construção?

augustocalderini

Assuntos

Comentários

Decisões a serem tomadas na fase de projetos

A fase de Projeto é, sem dúvida, um momento de tomada de decisões para que tudo saia de acordo com o planejado e, em especial, para que os Custos com a obra não sofram constantes aumentos por conta de imprevistos.

Para evitar surpresas, separamos algumas dicas importantes relativas ao que se deve observar, prever e planejar antes de iniciar a construção.

  • Tanto num terreno em aclive quanto em declive a utilização de muros de arrimo (estrutura para contenção de terra) é um item que no projeto arquitetônico não aparece, porém aumenta o custo na fase de construção. O Arquiteto deve projetar minimizando o uso de muros de arrimo ou, quando não for possível, informar ao cliente o impacto desta metodologia e seu acarretamento de custo.
  • Movimentação de Terra é outro ponto que se deve prestar bastante atenção. Cabe ao arquiteto minimizar tanto a remoção de terra quanto a adição de terra ao terreno. Em ambos os casos pode haver um aumento considerável de custo.
  • Opte por colocar parede sobre parede, desta maneira você minimiza a sobrecarga em vigas e, com isso, diminui as suas dimensões e custos com materiais.
  • Quando possível, converse com o seu arquiteto indicando que gostaria de utilizar a técnica de alvenaria estrutural no seu projeto. Esta técnica reduz em 30% o custo da estrutura comparada com a de concreto armado. Ressalto existem ajustes específicos no projeto arquitetônico para que isso seja possível.
  • Espaços abertos e ambientes integrados aumentam o custo da construção. Quanto mais espaços abertos e integrados, mais reduzidos são os locais para a inclusão de pilares. Quanto menos pilares, mais carga (peso) incidirá nos pilares remanescentes. Nestes últimos casos, além de aumentar o tamanho das dimensões do pilar (maior volume de concreto), também será necessária a utilização de mais aço (maior número de barras de aço ou aumento da bitola das barras), aumentando também a profundidade das fundações.
  • Paredes mais largas e pesadas aumentam o custo com estrutura e não trazem benefícios térmicos ou acústicos.
  • Quanto maiores os vãos de Janelas e Portas, maiores os custos com o item Esquadrias. Vidro e Alumínio são materiais mais caros e, além disso, ao utilizar grandes vãos, o número de pilares é reduzido, aumentando os tamanhos e espessuras das vigas – como já havíamos citado em item anterior.

Esses são alguns pontos a serem planejados com antecedência e, certamente, de acordo com seu projeto, localidade e até mesmo mão de obra que terá à disposição, muitos outros detalhes devem ser previstos para evitar o aumento de custos durante a obra.

Não é incomum vermos obras paradas apenas pelo fato de não haver um Projeto inicial bem dimensionado e realista.

Que tal evitar tudo isso PLANEJANDO?”

Veja também

A Escolha do Terreno

A Escolha do Terreno

Compra do Terreno Antes mesmo de começar a pensar em projeto ou decidir sobre qual profissional contratar para construir, a escolha do terreno perfeito - ou o mais adequado para seu projeto - é, sem dúvida, o ponto mais importante e que poderá garantir que as próximas...

0 comentários